domingo, 2 de março de 2014

A receita perfeita para o desastre à refeição

Ingredientes:

- 1 criança (poderão ser adicionadas mais)

- 1 Prato de sopa - de preferência com tudo bem triturado, um sabor asqueroso e aspeto de algo que podia ter sido vomitado pela menina do exorcista

- 1 prato de comida que dava para um adulto e ainda sobrava

- Sumo qb. (de preferência ice tea)

Começar por avisar a criança que enquanto não comer tudo não sai da mesa.

Deverá iniciar a refeição com a sopa previamente preparada, de preferência já há algum tempo de modo a estar pastosa e granulosa. Deverá ignorar completamente a temperatura, sopas mornas ou até mesmo frias têm-se demonstrado ideais para uma maximização dos resultados.

Numa primeira fase tente que a criança coma a sopa sozinha, mas não espere muito tempo, se ela não estiver a comer à velocidade que pretende pegue na colher e enfie-lhe o líquido viscoso goela a dentro. Caso a criança se recuse a abrir a boca, poderá sempre obrigar a abertura da cavidade bocal empurrando a colher com força enquanto grita dizendo coisas do género: “és sempre a mesma coisa… nunca comes nada… daqui a um bocado levas uma bofetada… se não comes vou chamar a tua mãe/pai…”.

Depois da sopa passe para o prato principal, não se esqueça de colocar o sumo na mesa, de preferência em local bem visível. O prato deverá ser exatamente igual ao dos adultos porque as crianças apesar de terem um peso várias vezes menor que um adulto têm obviamente de comer a mesma quantidade de comida.
Não permita a menina/o beber o sumo logo no início da refeição, diga-lhe que só pode beber o sumo no fim da refeição, um dos objetivos é que o sumo seja associado a um prémio por ter comido tudo, a mensagem que quer passar é que comer é uma coisa má e o sumo é uma coisa mesmo muito boa.

Deverá passar várias vezes a mensagem de que não se pode deixar nada no prato, fazendo com que a criança se sinta obrigada o resto da vida a ignorar o sinal de que já não tem fome, assim irá certamente aumentar as possibilidades de obesidade e alterações do comportamento alimentar.

Caso não consiga que a criança como tudo o que está no prato diga-lhe para comer só a carne, porque toda a gente está farta de saber que a carne é o mais importante na alimentação e que os vegetais, as leguminosas e os principais fornecedores de hidratos de carbono (massa, arroz, batatas, pão…) poderão ser sempre que possível substituídos por ela.

Utilize sempre sumos com muito açúcar, ice tea é no entanto a melhor escolha, para alem de açúcar com fartura ainda tem taninos que podem inibir a absorção, de pelos menos parte, do ferro das refeições com que são consumidos, desta forma consegue aumentar a possibilidade de anemia. Cada vez há mais crianças com anemia por isso está na moda, é fixe. Nunca dar água porque pobrezinha da criança, na maior parte das vezes, até é magrinha e depois ainda desaparecia. E quer-se dizer não comprar sumos lá para casa está fora de questão porque é impensável os adultos beberem água, ainda morrem com uma cirrose de água ou coisa parecida.

Sempre que possível compare a criança com outra mais velha que coma mais rápido e se porte melhor à mesa, porque as refeições devem ser um momento de stress e frases como “…vês o não sei quantos comeu tudo, se fosses como ele é que eras lindo…” irão diminuir a sensação de autoeficácia assegurando que o problema se vai voltar a repetir, dando-lhe todos os dias um novo desafio.


Esta é uma receita tradicional do nosso país e tal como no caso das touradas era tão bom se conseguíssemos acabar de vez com tradições estupidas.  

6 comentários:

Iamwe disse...

Aplaudo e partilho!!!

Nuno Santos disse...

Obrigado pelas etiquetas

Briana disse...

hum.. ainda falta uma técnica para abrir a boca à criança.. fechar o nariz :P
Parabéns pelo blog.. parece dinâmico.. e fácil de ler.. :)

Briana disse...

hum.. ainda falta uma técnica para abrir a boca à criança.. fechar o nariz :P
Parabéns pelo blog.. parece dinâmico.. e fácil de ler.. :)

Jade Cooper disse...

é tao verdade essa realidade!!

Nala disse...

Triste realidade!